1. Aprofundando os textos bíblicos: Josué 24,1-2a.15-18b; Salmo 34(33); Efésios 5,21-32; João 6,60-69
No final do primeiro século da era cristã, época da conclusão do processo redacional do Evangelho, a comunidade joanina passava por um momento de crise, causada por perseguições e divisões internas. Jesus, a Palavra que se fez carne (1,14) suscita reações opostas: de fé e incredulidade (1,9-13). O Filho do Homem subindo para onde estava antes (3,13-14) mostra que Jesus procede do Pai e volta para ele glorificado ao ser elevado na cruz. A expectativa de um Messias poderoso, para libertar do domínio imperial romano (6,15), tornava difícil reconhecer a presença do Enviado de Deus no humilde Nazareno (1,46; 7,41). O Espírito, dádiva do Ressuscitado (7,38-39), faz viver (1Cor 15,45) e compreender o mistério da encarnação do Filho de Deus até sua entrega como o Pão da Vida para a humanidade. Quem é animado pelo Espírito reconhece o sentido das palavras de Jesus (14,26), como espírito e vida. As pessoas atraídas para Jesus mediante o agir do Pai (6,44.65) confiam na sua presença, que assegura o êxito da missão. Jesus havia reunido um grupo entusiasta de discípulos, mas muitos abandonaram seu projeto. Pedro, em nome dos Doze, da comunidade, confessa Jesus como o Senhor e “o Santo de Deus”, o Consagrado que vem do Pai com palavras de vida eterna. A leitura de Josué apresenta o povo reunido na grande assembleia de Siquém, onde escolhe servir o Senhor, o Deus que fez sair da escravidão do Egito e guiou o caminho pelo deserto em busca de terra melhor. O salmista louva o Senhor, que age em favor dos injustiçados, ouve seus clamores e os liberta das aflições. A leitura aos Efésios reflete um contexto de sociedade patriarcal que impele a viver o amor de Cristo pelo seu Corpo, a Igreja, como modelo de todas as relações humanas.

2. A palavra na vida
Quando somos atraídos por Jesus e seu projeto é impossível retroceder. O segredo é colocar Jesus no centro de nossas comunidades pois é ele a fonte da vida e da missão da Igreja.

3. A palavra na celebração
Que o Senhor nos renove para que jamais percamos o encanto pela vida, apesar de todas as dificuldades e que a nossa resposta a Jesus seja como a de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.

Texto:

Ir. Neusa Bresiani é pertencente a Irmãs Pias Discípula do Divino Mestre, tem especialização em liturgia, é membro da Rede Celebra e contribui no serviço da formação litúrgica nas comunidades.
Ir. Helena Ghiggi é pertencente a Irmãs Pias Discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

Deixe um comentário