1. Aprofundando os textos bíblicos: Jeremias 31,7-9; Salmo 126(125); Hebreus 5,1-6; Marcos 10,46-52
No evangelho, o relato da cura do cego, colocado no fim da caminhada de Jesus a Jerusalém, ressalta que os discípulos precisam de luz para seguir o Mestre no caminho da paixão. O mendigo cego, Bartimeu, encontra-se sentado à beira do caminho. Ao ouvir que Jesus estava passando, clama com todas as forças: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim (v.47). Jesus se detém e manda chamá-lo, revelando-se como o Messias enviado para manifestar o amor misericordioso de Deus. Ao perceber o chamado, o cego joga o manto, provavelmente o pano que estendia para receber esmolas, e se aproxima de Cristo. Diante da pergunta de Jesus “que queres que te faça?” responde com uma profissão de fé: Rabbuni, que eu veja! A expressão de Jesus: Tua fé te salvou (v.52) é a mesma que ocorre no relato da cura da mulher em 5,34. Assim, a cura tem sentido de salvação. O cego recupera a vista e segue Jesus pelo caminho, tornando-se verdadeiro discípulo. Na 1ª leitura, Deus reúne as tribos dispersas e as consola com a alegria da salvação. A cura de cegos e coxos sinaliza a chegada da  salvação messiânica em Cristo, revelando o amor predileto de Deus pelas pessoas marginalizadas. O salmo celebra as maravilhas do Senhor, na esperança de ver a restauração plena da vida. A 2ª leitura ressalta que Jesus é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec, servidor do Deus Altíssimo (cf. Gn 14,18-20). Participando da condição humana, Cristo a santifica com a oferta única e total de sua vida.

2. Atualizando
O cego Bartimeu representa os que são iluminados pelo Cristo e se comprometem a seguir seu projeto de vida nova. Que possamos superar os obstáculos, deixar o manto, para ir ao encontro do Salvador e descobrir os sinais de sua presença ao longo do caminho.

3. A palavra de Deus na celebração
Com confiança renovamos nossa fé no Senhor, que nos tira da escuridão, nos liberta do medo e nos traz de volta à vida. Nós, povo sacerdotal, somos convocados a olhar para frente, seguir o caminho da luz, pois o Senhor nos ama e nos conduz para um caminho reto, onde não tropeçaremos.

4. Dicas e sugestões
Na proclamação do Evangelho, algumas pessoas circundam a estante da Palavra com velas acesas.

 

Deixe um comentário