CAMINHO FORMATIVO DAS IRMÃS PIAS DISCÍPULAS DO DIVINO MESTRE

O objetivo do processo formativo, em cada etapa, é conduzir a jovem a “viver integralmente o Evangelho de Jesus Cristo, Mestre, Caminho, Verdade e Vida, no espírito do apóstolo Paulo, sob o olhar de Maria, Rainha dos Apóstolos” (AD, 93).

Pré-Postulado

O pré-postulado é o tempo do primeiro contato da jovem com a Vida Religiosa Consagrada no interno da Congregação. Esta etapa tem como objetivo obter um mútuo conhecimento entre a jovem e a Congregação. Dispõe de um acompanhamento personalizado e estudos adequados. É o tempo de descobrir quem é Jesus, de discernir a vocação, identificar as motivações básicas e a busca essencial “Mestre, onde moras?” (João 1,38).

Consta na pauta de cada etapa: uma formação litúrgica específica; a prática da Leitura Orante da Bíblia; a participação nas celebrações do Ofício Divino e na celebração Eucarística; o exercício progressivo da missão da Congregação na Igreja, Povo de Deus; o estudo da vida e missão do Bem-Aventurado pe. Tiago Alberione (Fundador da Família Paulina), da Venerável Madre Escolástica Rivata e do Bem-Aventurado Timóteo Giaccardo.

Postulado

Nesta etapa a jovem postulante faz a experiência de viver em comunidade no interno da Congregação. Participa do projeto de formação integral para clarificar as motivações para o seguimento de Jesus Mestre, na preparação espiritual e apostólica conforme o carisma e missão da Congregação. Nesta fase a jovem solidifica a sua formação cristã, a experiência de oração e participação da celebração litúrgica, com destaque à identidade eclesial. Nesta direção, exercita a capacidade de viver em comunidade, de trabalhar com os outros e para os outros, com ênfase na formação humana (autoconhecimento).

É dado especial destaque no conhecimento da pessoa de Maria Santíssima, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, da pessoa do Apóstolo “Paulo, o servo de Cristo Jesus, escolhido para anunciar o evangelho de Deus” (Rm 1, 1).

É tempo para fazer a experiência do convite de Jesus “Vinde e vereis” (Jo 1,39)

Noviciado

Na etapa do noviciado, em continuidade às anteriores, a jovem intensifica a sua formação integral, experimentando o estilo de vida da Congregação, por meio da experiência de Deus, da vida comunitária, na oração comum, na vivência litúrgica e missão apostólica – na Igreja, Povo de Deus.

Trata-se de um tempo dedicado ao crescimento da fé como adesão livre à Pessoa de Jesus Mestre e às exigências do caminho evangélico na Igreja e na Congregação. É um tempo privilegiado para o exercício na prática dos conselhos evangélicos, na assimilação das riquezas de graças contidas na identidade carismática da Congregação Pias Discípulas do Divino Mestre. É o tempo para decidir “Foram e permaneceram com o Senhor” (Jo 1,39).

Juniorato

Juniorato é o período entre a primeira profissão e a profissão perpétua. Nessa etapa, a jovem religiosa solidifica a sua opção de vida, em vista de assumir o carisma das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, e poder professar os votos definitivos. Com a experiência em comunidade, o exercício apostólico e o acompanhamento personalizado, “aprofunda a nossa identidade eclesial através do processo de apropriação dos valores evangélicos, de interiorização da experiência de Deus…” (RV 44). É dado destaque à formação integral em suas diversas dimensões.

Na preparação imediata à profissão religiosa definitiva, a juniorista participa do curso a nível internacional – realizado em Roma – cujos conteúdos abordam a identidade das Irmãs Pias Discípulas no interno da Família Paulina e da Igreja.